Bem-vindo(a) ao Saber Nutrir!

Eu sou a Rita Fernandes, sou nutricionista e autora deste blog, onde partilho contigo receitas para um estilo de vida saudável. Espero que gostes!

Sobre mim

Iniciei a minha vida profissional como Osteopata, em 2015, tendo aprofundado conhecimentos na área da Osteopatia Pediátrica. Em 2016, quis continuar a estudar e candidatei-me à Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Coimbra, com intenção de continuar a minha formação na área das terapias manuais, concorrendo a Fisioterapia. Coloquei como segunda opção Dietética e Nutrição, área que sempre me fascinou também, para ter mais uma hipótese de entrar na escola e por achar que depois de lá estar, seria mais fácil trocar. A vida sabe o que faz e entrei mesmo na segunda opção, tendo ficado igualmente feliz e motivada a continuar a estudar e a aprender mais. Depois do primeiro ano concluído pensei no que fazer e uma pessoa disse-me “Estás a gostar? Se estás, não troques. Continua!”. Estava mesmo a gostar do curso e ao fim de um ano letivo, já me via a trabalhar na área, por isso por que haveria de mudar? Talvez esse fosse mesmo o caminho.

Continuei o meu percurso enquanto trabalhadora estudante, entre Mealhada e Coimbra, tentando conciliar sempre da melhor forma tudo o que esta situação exige e ao fim de mais três anos, terminei o curso. Todas as conquistas que exigem um maior esforço sabem melhor e é verdade, a sensação no final deste curso foi muito melhor do que no final dos quatro anos de osteopatia, em que o percurso foi apenas como estudante.

Depois da licenciatura, vem o estágio à Ordem dos Nutricionistas, para poder exercer a profissão. Um estágio de seis meses em duas entidades, a tempo inteiro, outro trabalho e um bocadinho de vida pessoal, que também é preciso, para encaixar em 24h. Nutricionista estagiária das 9h às 17h, Osteopata depois das 17h, mas não foi por muito tempo.

A área da saúde exige muito estudo e constante atualização, e facilmente percebi que para ser boa naquilo que faço teria de optar por um dos trabalhos e dedicar-me apenas a uma área. A paixão pela nutrição foi crescendo dia após dia durante o meu estágio e a decisão não foi muito difícil. Cerca de quatro meses depois, decidi dedicar-me e exercer exclusivamente a profissão de nutricionista e não podia estar mais feliz.

Como nasceu o Saber Nutrir

Sempre gostei de cozinhar, testar e inventar novas receitas. Algumas pessoas que provavam as minhas experiências na cozinha incentivavam-me a criar um blog mas, devido ao tempo que ocupava com outras prioridades na altura, a ideia acabou por não passar disso. 

Com o início do estágio do último ano, no âmbito da Nutrição Comunitária e Saúde Pública, e agora com muito mais conhecimento na área da Alimentação e Nutrição, resolvi pôr em prática a ideia do blog. Falei com a minha Orientadora de estágio, a Drª Elsa Feliciano, que gostou da ideia e me apoiou desde o início. Pensei no nome, arranjei o logótipo mas, como sempre tive de conciliar o curso com o meu trabalho, continuava a faltar-me o tempo que o projeto exigia.

Até que, a pandemia que levou a quase todos a um confinamento, me trouxe o tempo e foi na verdade o “empurrão” que precisava para dar início a esta caminhada.

Nasceu o Saber Nutrir nas redes sociais, onde comecei por partilhar receitas que já faziam parte do meu dia-a-dia e outras que fui testando. O meu objetivo é ajudar-vos a ter uma alimentação mais diversificada e equilibrada, onde possam variar e tirar o melhor partido das vossas refeições.

Cerca de 2 meses depois, criei então o blog, com todos os conteúdos já partilhados e onde vou continuar a partilhar receitas e outros assuntos relacionados com alimentação e nutrição.

É importante percebermos que uma boa alimentação é fundamental para o nosso estado de saúde e por isso, optar por refeições mais equilibradas deve fazer parte do nosso dia-a-dia e não só, quando queremos perder peso.

Sê bem-vindo(a)!